Questões Objetivas
Questão apta para uso




Questão fora do padrão

- Fundamentação
A questão encontra-se desconfigurada.
As respostas são randomizadas, por isso não devemos utilizar indicação de letra (a, b, c, d...) nem nas opções, nem na justificativa.
Não utilizar termos técnicos pouco conhecidos pelos alunos como "distrator".
Para questões como esta, em que o enunciado apresenta uma série de assertivas (I, II, III, IV, V), a justificativa pode seguir o seguinte padrão: 1) Indicar o número da assertiva (I, II, etc) 2) informar se é correta ou incorreta 3) explicar o motivo pelo qual tal alternativa é correta ou incorreta. Por exemplo, XYZ não é a resposta correta ou não se enquadra ou está errada pois XPTO.

Questões Discursivas
Questão apta para uso



Questão fora do padrão

- Fundamentação
Para que a questão siga os critérios apresentados no treinamento, é necessário que a mesma tenha um texto base de contextualização, antes do comando da questão.
O texto base é o que motiva a elaboração da questão, podendo ser um suporte ou uma situação problema. Como suporte podem ser usados textos verbais e não verbais, como imagens, figuras, tabelas, gráficos ou infográficos, esquemas, quadros, experimentos, entre outros.
Representa um estímulo para que o estudante mobilize recursos cognitivos a fim de solucionar o problema apresentado com base nos dados do suporte e responder ao que é solicitado pelo comando da questão.
Para questões discursivas, não são adequadas perguntas que admitem apenas SIM ou NÃO como resposta, evitando também expressões como: "O que...?" "Quando...?" "Quem...?" "Cite..." "Dê exemplos..." "Quais são...?" "Você acha que...?"; Neste caso, seria mais adequado pedir que o aluno explique os conceitos.
- Exemplos de comandos adequados para questões discursivas: propor explicações e soluções para problemas apresentados; aplicar o que aprendeu a situações novas; fazer comparações ou classificações de dados e informações; estabelecer relações de causa e efeito, entre fatos e princípios; analisar a propriedade de afirmações, o valor de procedimentos; tomar posição favorável ou contrária a algum comportamento, com a devida argumentação; demonstrar capacidade de síntese, originalidade ou julgamento de valor, apresentando conclusões a partir de elementos fornecidos; demonstrar capacidade de organizar ideias, expressando-as na forma escrita, de maneira coerente e lógica.